SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 número1Diferença sexual e o desentendimento entre Butler e a PsicanáliseRepertórios linguísticos na literatura científica brasileira sobre "homofobia" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

ROSEIRO, Claudia Paresqui; PAULA, Kely Maria Pereira de  e  MANCINI, Camila Nasser. Estresse e enfrentamento infantil no contexto do divórcio parental. Arq. bras. psicol. [online]. 2020, vol.72, n.1, pp. 55-71. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2020v72i2p.55-71.

O divórcio poderá se constituir em evento estressor, aumentando a probabilidade de sofrimento infantil, sobretudo na presença de outros fatores risco. Este estudo avaliou como crianças lidam com o divórcio parental, verificando relações entre enfrentamento (coping), estresse e estressores contextuais. A amostra foi composta por 30 crianças, 10-12 anos, e seus pais, respondendo a roteiro de entrevista semiestruturado, Escala de Stress Infantil, Escala de Eventos Percebidos para Adolescentes e Escala de Enfrentamento do Divórcio Parental, baseada na Teoria Motivacional do Coping. Relações significativas foram identificadas entre estresse e número de eventos de vida, emoções de medo e raiva, orientação de afastamento do estressor e maior uso de estratégias de enfrentamento mal adaptativas. Discute-se como as características e a magnitude dos estressores do divórcio produziram nas crianças a percepção de ameaça às suas necessidades psicológicas, estresse e coping mal-adaptativo.

Palavras-chave : Estresse; Enfrentamento; Divórcio; Desenvolvimento infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License