SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 número1Repertórios linguísticos na literatura científica brasileira sobre "homofobia"Processo transexualizador do SUS e psicologia: modos de governar populações e suas negociações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

SANTOS, José Victor De Oliveira  e  ARAUJO, Ludgleydson Fernandes de. Envelhecimento e homofobia internalizada entre idosos gays brasileiros: um estudo das representações sociais. Arq. bras. psicol. [online]. 2020, vol.72, n.1, pp. 93-104. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2020v72i2p.93-104.

Este estudo teve como objetivo analisar e explicar as representações sociais de idosos gays sobre o envelhecimento masculino. Participaram 10 homens gays idosos, com idade média de 65,7 anos (DP = 3,86). Para obtenção das representações sociais, utilizou-se o TALP com o estímulo "envelhecimento masculino", em que as respostas foram submetidas a análise prototípica e de similitude com o programa IRAMUTEQ. As representações sociais do envelhecimento masculino situaram em aspectos negativos como tristeza e solidão, positivos como saúde e experiência de vida e sobre a sexualidade. Espera-se que os dados possibilitem novas investigações e reflexões sobre o envelhecimento de pessoas homossexuais, de modo a trazer qualidade de vida para este grupo.

Palavras-chave : Envelhecimento; Idosos; Homossexualidade; Homofobia; Representações Sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License