SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 issue1SUS transsexualization process and psychology: ways of governing populations and their negotiationsAdolescents sexual offenders attended at a health care institution in the center-west region of Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

GUIMARAES, Valéria Maria Azevedo  and  SILVA, Joilson Pereira da. Surdez e sexualidade: as representações sociais dos discentes surdos. Arq. bras. psicol. [online]. 2020, vol.72, n.1, pp. 125-139. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2020v72i2p.125-139.

O objetivo do presente estudo foi identificar e compreender as representações sociais de discentes surdos em relação à sexualidade. Esta pesquisa teve como aporte teórico a Teoria das Representações Sociais (TRS), que permite elucidar os aspectos históricos, culturais e políticos que cercam o sujeito e, com isso, acessar o conhecimento proveniente do senso comum. Foram entrevistados 10 estudantes surdos de forma individual, em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), por meio de um roteiro semiestruturado. Utilizou-se o software IRAMUTEQ para a análise dos dados mediante a Classificação Hierárquica Descendente (CHD). Percebeu-se que as representações sociais dos participantes sobre a sexualidade estão ancoradas na saúde sexual, nas relações com os pares, família e nas relações íntimas de afeto. O presente estudo identificou a importância das informações acessíveis para o surdo e da participação dos familiares e da escola na ampliação do conhecimento sobre a temática em questão.

Keywords : Representação social; Sexualidade; Estudantes; Surdo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License