SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 issue1Deafness and sexuality: the social representations of deaf studentsEffeminacy, hyper-masculinity and hierarchy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

BORGES, Mariana Miranda  and  COSTA, Liana Fortunato. Adolescentes ofensores sexuais atendidos em uma instituição de saúde do Centro-Oeste do Brasil. Arq. bras. psicol. [online]. 2020, vol.72, n.1, pp. 140-158. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2020v72i2p.140-158.

Este artigo tem o objetivo de caracterizar o adolescente que cometeu ofensa sexual atendido em uma instituição de saúde da Região Centro-oeste do Brasil. O método foi a análise documental dos prontuários de 25 adolescentes atendidos nos anos de 2015 a 2017, sendo utilizada a frequência, média e o teste qui-quadrado para analisar os dados sociodemográficos e da cena da ofensa sexual. Na análise dos dados utilizou-se o referencial teórico da Terapia Familiar Sistêmica. As informações coletadas resultaram em dois eixos de discussão: 1) Características dos adolescentes que cometeram ofensa sexual - foi observada a predominância da prática ofensiva por adolescentes do sexo masculino, idade média da prática ofensiva de 12 anos; 2) Características da violência sexual - há proximidade de parentesco entre a vítima e o adolescente, a vitimização ocorreu no domicílio do adolescente, e houve ausência de aplicação de medidas de proteção e/ou de responsabilização dos adolescentes. Em síntese, os casos de ofensa sexual são caracterizados como violência sexual oportunista.

Keywords : Violência sexual; Ofensor sexual; Adolescente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License