SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 issue1Adolescents sexual offenders attended at a health care institution in the center-west region of BrazilWay of learning and critical analysis in Brazilian vocational education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

RAMOS, Mozer de Miranda  and  CERQUEIRA-SANTOS, Elder. Afeminação, hipermasculinidade e hierarquia. Arq. bras. psicol. [online]. 2020, vol.72, n.1, pp. 159-172. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2020v72i2p.159-172.

Afeminado é adjetivo dado a sujeitos que aparentam ou comportam-se de forma a transmitir "feminilidade" para além do que é convencionalmente concebido em um contexto cultural. A antiafeminação tem se configurado como um fenômeno recorrente nas últimas décadas, promovendo hierarquias e aprofundando a vivência da homofobia para um determinado grupo. A exaltação de uma masculinidade extrema tem se construído como modelo ideal para homens, mesmo os homossexuais e bissexuais, confirmando premissas hegemônicas, misóginas e heteronormativas. O objetivo desse artigo é delinear um panorama acerca da afeminação e suas repercussões sociais em homens gays e bissexuais, através de uma revisão crítica de literatura. Os resultados apontam para a existência de uma forte demarcação entre afeminados e não-afeminados, além de uma predileção cultural e estética por esses últimos. Além disso, a antiafeminação apresentou-se como um processo concreto de rebaixamento, discriminação e exclusão dos afeminados.

Keywords : Afeminação; Masculinidade; Homossexualidade; Homofobia; Gênero; Masculinidad; Homofobia.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License