SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 issue1Effeminacy, hyper-masculinity and hierarchyAdolescent social development: Research and intervention in the programa Música Viva author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

FONTES, Marisa Aghetoni  and  DUARTE, António Manuel. Modo de aprendizagem e análise crítica no ensino técnico brasileiro. Arq. bras. psicol. [online]. 2020, vol.72, n.1, pp. 173-186. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2020v72i2p.173-186.

O estudo exploratório e qualitativo do qual este artigo faz um recorte teve como objetivo caracterizar as estratégias de aprendizagem de estudantes de Ensino Técnico brasileiro. A amostra compreendeu 20 estudantes do primeiro ano do Ensino Técnico. Os participantes foram submetidos a uma entrevista semiestruturada sobre o seu modo de aprendizagem (a maneira como aprendem) e a sua prática de análise crítica (o grau de análise crítica empregue na aprendizagem). As respostas foram sujeitas a uma análise temática, que sugere uma replicação da estratégia de superfície (mecanização da aprendizagem e reduzida análise crítica), da estratégia de profundidade (compreensão e elevada análise crítica), da estratégia de organização (enfoque nos conteúdos que serão avaliados) e da estratégia intermédia (memorização e compreensão dos conteúdos). Foram igualmente encontradas variações daquelas estratégias.

Keywords : Ensino Profissional; Ensino Técnico; Estratégias de aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License