SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 issue1Way of learning and critical analysis in Brazilian vocational educationReinforcement of behavioral variability in problems solving author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

SANTOS, Gleidson Jordan dos  and  DOS SANTOS, Larissa Medeiros Marinho. Desenvolvimento social Adolescenteadolescente: Pesquisa pesquisa e Intervenção intervenção no Programa programa Música Viva. Arq. bras. psicol. [online]. 2020, vol.72, n.1, pp. 187-203. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2020v72i2p.187-203.

Este artigo apresenta o resultado de um estudo realizado com adolescentes em situação de vulnerabilidade social, em Santa Cruz de Minas, Minas Gerais, participantes de atividades em grupo em uma orquestra jovem que atua como uma rede de apoio social. Toma-se como base a interlocução entre o Modelo Bioecológico de Desenvolvimento Humano de Bronfenbrenner e a Psicomúsica de Moreno, relacionando os campos de estudo da Música e da Psicologia. As informações foram coletadas a partir de observação participante e entrevistas com 12 participantes analisadas com base na Teoria Fundamentada. Foi possível notar efeitos positivos no desenvolvimento social dos envolvidos, com relatos de melhora nas relações entre pares dentro e fora da orquestra. Os resultados permitiram uma discussão com os referenciais teóricos e embasar para realização de atividades com grupos musicais, para fins terapêuticos, sociais ou para a prática musical. Com base na Psicomúsica apresenta-se sugestões de intervenção.

Keywords : Desenvolvimento humano; Psicomúsica; Educação musical; Relações grupais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License