SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 número2Posicionamento Atitudinal, Percepção de Vulnerabilidade e Preocupação em contrair a COVID-19 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

SARDINHA, Laiza da Silva; BOTELHO, Patrick Silva  e  CARVALHO, Marina Wanderley Vilar de. Desigualdades raciais em tempos de pandemia na cidade do Rio de Janeiro: reflexões a partir de 1918 e 2020. Arq. bras. psicol. [online]. 2020, vol.72, n.2, pp. 8-24. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.arbp2020v72i1p.8-24.

Este manuscrito se propõe a compor com os debates acerca da pandemia do novo coronavírus, ainda em curso, buscando complexificar discussões sobre seus possíveis efeitos democráticos para o contexto global. Ao olharmos para a realidade brasileira, com foco na cidade do Rio de Janeiro, percebe-se uma ilusão democrática que não condiz com os impactos desiguais no atual contexto da pandemia, sobretudo para a população negra, majoritariamente pobre em nosso país. Em um exercício genealógico, recuperamos estudos sobre a chamada "Gripe Espanhola", pandemia que atingiu gravemente o Brasil em 1918. Assim, tomamos ambas pandemias enquanto dispositivos de análise para a realidade social brasileira e como forma de fazer emergir o debate sobre a desigualdade racial, um analisador fundamental neste contexto. Mudanças sociais no sentido de democratização precisam sempre levar em conta tal desigualdade, consequência de séculos de escravização.

Palavras-chave : Pandemias; Desigualdade Racial; Coronavírus; Gripe Espanhola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License