SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 número2Posicionamento Atitudinal, Percepção de Vulnerabilidade e Preocupação em contrair a COVID-19Indicadores de crescimento pós-traumático em amostra brasileira e paquistanesa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

PESSOTA, Clarissa Machado; FEIJO, Luan Paris  e  BENETTI, Silvia Pereira da Cruz. Preditores do abandono inicial em psicoterapia psicodinâmica. Arq. bras. psicol. [online]. 2020, vol.72, n.2, pp. 43-56. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.arbp2020v72i1p.43-56.

O abandono em psicoterapia é um fator amplamente estudado, tendo em vista sua relevância para a prática clínica. Algumas variáveis têm sido preditoras da interrupção da psicoterapia; no entanto, há poucos estudos que diferenciam os períodos do abandono. Este estudo objetiva identificar os preditores do abandono inicial no processo psicoterapêutico de 1.272 prontuários de pacientes adultos jovens. Os instrumentos utilizados foram: a ficha de contato inicial, a avaliação e a alta institucional e o SCL-90-R. Os resultados foram obtidos por meio da análise de Regressão Logística Binária Multivariada, que indicaram como preditoras do abandono inicial, as variáveis sociodemográfica: baixa renda; clínica: ansiedade fóbica; e as de tratamento: não ter realizado psicoterapia anteriormente; e razões do término de tratamento: tipo de abandono (não compareceu à sessão e não justificou); paciente (outros motivos: mudança de cidade, falta de recursos e motivos de saúde); fatores organizacionais; insatisfação. Os resultados sugerem uma atenção às consultas iniciais para auxiliar na adesão ao tratamento.

Palavras-chave : Psicoterapia psicodinâmica; Suspensão de tratamento; Fatores de risco.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License