SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 número2Indicadores de crecimiento postraumático en una muestra brasileña y pakistaníPersonas en situación de calle: cartografía de un territorio existencial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versión On-line ISSN 1809-5267

Resumen

OLIVEIRA, Sara; ARAUJO, Lia  y  RIBEIRO, Oscar. Gravidez tardia no último filho e o seu impacto em trajetórias desenvolvimentais. Arq. bras. psicol. [online]. 2020, vol.72, n.2, pp. 75-87. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.arbp2020v72i1p.75-87.

Este estudo analisa a experiência da maternidade tardia (35+ anos) e as suas implicações na fase avançada de vida, nomeadamente nas trajetórias pessoais e familiares. Trata-se de um estudo qualitativo com 15 díades compostas por mães tardias, atualmente idosas, e seus últimos filhos. Os resultados remetem para os riscos de saúde, distress emocional e julgamentos sociais da gestação tardia. Ao nível familiar destaca-se a presença de desafios da sobreposição de etapas distintas do ciclo de vida (cuidar de filhos pequenos e adolescentes vs. gestão da meia-idade) e, hoje, da (in)capacidade de cuidar dos netos. Os filhos evidenciam preocupações com a prestação de cuidados dos pais, tarefa que por ocorrer precocemente nas suas trajetórias desenvolvimentais, se pauta por dificuldades acrescidas.

Palabras clave : Envelhecimento; Mulheres; Gravidez tardia; Relações Pais-Filho; Cuidadores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License