SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 número2Embarazo tardío en el último hijo y su impacto en las trayectorias de desarrolloSignificados de la paternidad em contextos de vulnerabilidad social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versión On-line ISSN 1809-5267

Resumen

CAVAGNOLI, Murilo; MOTERLE, Raica  y  MORO, Eduarda. Pessoas em situação de rua: cartografando um território existencial. Arq. bras. psicol. [online]. 2020, vol.72, n.2, pp. 88-104. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.arbp2020v72i1p.88-104.

Orientados pelo método cartográfico, visando compreender expressões da condição de morador de rua, traçou-se um plano de encontros entre pesquisadora e um sujeito em situação de rua, com o objetivo de analisar por quais vias o fluxo de suas experiências agenciam um território existencial, evidenciando afecções que dão consistência a tal território. Com base na pesquisa de campo e em reflexões ancoradas na Esquizoanálise e na Psicologia Social Crítica, constituíram-se três eixos de análise: Trajetória de um devir anômalo; Encontros com as políticas públicas; Relação com a alteridade e percepção da situação de rua. As análises demonstram a existência de mecanismos biopolíticos de captura da singularidade, coexistentes a movimentos de resistência e criação, enredados ao sofrimento ético-político. Concluímos que tal sofrimento merece atenção da sociedade e das políticas públicas e clama pelo investimento em experiências éticas, potencializadoras das vidas relegadas ao lugar anômalo da fronteira entre homem e animal.

Palabras clave : Pessoas em situação de rua; Cartografia; Território existencial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License