SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 issue2Homeless people: mapping an existential territoryWork-related well-being: analysis of concepts and measures author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

BENATTI, Ana Paula  and  PEREIRA, Caroline Rubin Rossato. Significados da paternidade em contextos de vulnerabilidade social. Arq. bras. psicol. [online]. 2020, vol.72, n.2, pp. 105-120. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.arbp2020v72i1p.105-120.

O presente estudo investigou o significado da paternidade vivenciada em contextos de vulnerabilidade social. Participaram do estudo seis pais e seis mães de crianças que se encontravam cadastrados em um Centro de Referência de Assistência Social de um município do interior do estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados através de um questionário sociodemográfico e de uma entrevista semiestruturada e foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Pais e mães indicaram certo consenso com relação ao papel atribuído à figura paterna - como o de responsável pelo sustento financeiro dos filhos e da família. Além disso, ao considerar a paternidade ideal, o "bom pai" foi definido como aquele que se faz presente na rotina familiar e na vida dos filhos.

Keywords : Relações pai-criança; Paternidade; Vulnerabilidade social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License