SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 número2Significados da paternidade em contextos de vulnerabilidade socialPrazer em ler e formação de leitores: uma abordagem analítico-comportamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

CARNEIRO, Laila Leite  e  BASTOS, Antônio Virgílio Bittencourt. Bem-estar relacionado ao trabalho: análise de conceitos e medidas. Arq. bras. psicol. [online]. 2020, vol.72, n.2, pp. 121-140. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.arbp2020v72i1p.121-140.

O bem-estar relacionado ao trabalho vem recebendo cada vez mais interesse no campo de estudos e intervenção da Psicologia Organizacional e do Trabalho. O objetivo deste artigo foi analisar conceitual e empiricamente como o fenômeno "bem-estar relacionado ao trabalho" está sendo abordado no estado da arte no Brasil, buscando identificar sobreposições e/ou os limites entre diferentes medidas do construto. Concluiu-se que existem diversas nomenclaturas para se referir ao conceito e que uma mesma nomenclatura é usada para traduzir definições diferentes. Ainda há autores que utilizam o termo a partir de uma perspectiva negativa, bem como há os que utilizam fenômenos correlatos como sinônimos de bem-estar. Das oito medidas encontradas, verificou-se que a proposta por Paschoal e Tamayo apresentou vantagens em termos conceituais e empíricos, estando em consonância com o movimento recente do campo de junção das duas bases teóricas clássicas utilizadas na compreensão deste fenômeno.

Palavras-chave : Bem-estar; Trabalho; Conceitos; Medidas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License