SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 número2Bem-estar relacionado ao trabalho: análise de conceitos e medidasMasculinidades na publicidade governamental sobre saúde do homem no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

DARWICH, Rosângela Araújo et al. Prazer em ler e formação de leitores: uma abordagem analítico-comportamental. Arq. bras. psicol. [online]. 2020, vol.72, n.2, pp. 141-154. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.arbp2020v72i1p.141-154.

Este é um estudo teórico sobre formação de leitores em uma perspectiva analítico-comportamental. Objetiva-se discutir o prazer em ler, concretizado pela prática de leitura continuada e voluntária. São apresentadas diferentes qualidades de interações sociais e relações entre literatura, leitura e formação de leitores. Destacam-se aspectos cognitivos, emocionais e relacionais aí envolvidos, indicativos de que a compreensão ampla da formação social do sujeito leitor é favorecida pela ocorrência de não coerção e reforçamento natural em situação de leitura. Conclui-se que o exercício espontâneo e gratificante do papel de leitor traduz transições entre o literário e o extraliterário, com avanços positivos para o indivíduo e os contextos sociais dos quais participa.

Palavras-chave : Análise do Comportamento; Literatura; Formação de Leitores; Prazer em Ler; Coerção e Não Coerção.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License