SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 special issuePsychology in dark times: the awakening of the sleeping beauty author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

SANTOS, Abrahão de Oliveira et al. Publicações nas revistas de psicologia e relações raciais. Arq. bras. psicol. [online]. 2020, vol.72, n.spe, pp. 6-17. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.arbp2020v72s1p.6-17.

Este trabalho versa sobre artigos publicados em revistas brasileiras de psicologia sobre a temática das relações raciais. O primeiro momento da pesquisa consistiu no levantamento de artigos que abordam a questão étnico-racial e dialogam com o pensamento social brasileiro, nos periódicos brasileiros da área de psicologia, com Qualis A1 e A2. No segundo momento, esse levantamento foi feito nos estratos B1, B2 e B3. O objetivo do estudo foi entender se, na área da psicologia, os/as pesquisadores/as reconhecem a presença histórica, social e cultural da população afrodescendente. O resultado mostrou que um percentual muito pequeno de artigos das revistas analisadas aborda a questão negra problematizando as relações raciais, o que evidencia a negligência das condições de vida singulares da população negra. Esta constatação é um passo para uma psicologia que afirma o compromisso com as urgências sociais, como é o caso da psicologia brasileira.

Keywords : Psicologia; Relações raciais; Publicações.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License