SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 número especialPsicologia em tempos sombrios e o despertar da bela adormecida: estudos em subjetividade e clínicaCheiro de alfazema: Neusa Souza, Virgínia e racismo na psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

MARTINS, Hildeberto Vieira. Usos dos discursos psi: a questão racial (1930-1950). Arq. bras. psicol. [online]. 2020, vol.72, n.spe, pp. 33-47. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.arbp2020v72s1p.33-47.

O objetivo do trabalho é descrever os usos de certas ideias médico-psicológicas sobre o negro e o seu papel na sociedade brasileira. Esse processo resultou na construção do "elemento negro" como uma categoria a ser discutida tanto pelo movimento negro quanto por estudos científicos produzidos entre as décadas de 1930-1950. Pretende-se mostrar como determinados saberes acadêmicos e vulgares sobre o tema possibilitaram a difusão de um modelo "científico" de explicação sobre a "raça brasileira". Para exemplificar nossos argumentos analisamos uma série de eventos ocorridos ao longo dessas décadas além dos trabalhos produzidos por Arthur Ramos, Alberto Guerreiro Ramos e Virgínia Leone Bicudo. A consolidação desse campo de debate sobre o "elemento negro" foi em grande parte o resultado da incansável reprodução de um "credo racial" brasileiro (o mito da "democracia racial") que se pretendia ordenador das nossas relações sociais.

Palavras-chave : História da psicologia; Raça; Alberto Guerreiro Ramos; Arthur Ramos; Virgínia Leone Bicudo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License