SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 número especialA violência obstétrica praticada contra mulheres negras no SUSA inclusão do povo indígena Pupỹkary/Apurinã no contexto contemporâneo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

SANTOS, Lumena de Aleluia  e  MATTOS, Amana Rocha. "A colonização foi muito perfeita aqui": reflexões de refugiadas africanas no Brasil. Arq. bras. psicol. [online]. 2020, vol.72, n.spe, pp. 170-184. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.arbp2020v72s1p.170-184.

Neste trabalho, analisamos os processos de subjetivação de mulheres com status de refugiadas africanas no Brasil. Para tanto, utilizamos o conceito de universo institucional de refúgio para interpelar o debate sobre o fluxo de pessoas solicitantes de refúgio no contexto brasileiro nos últimos anos. Partimos de uma contextualização histórica sobre as relações raciais no Brasil e de questões dos trânsitos migratórios tais como se configuram hoje nas agendas econômicas e políticas para discutir os processos de subjetivação das interlocutoras desta pesquisa. Nesse sentido, propomos algumas reflexões acerca das formas de institucionalização que impactam diretamente nas relações de mulheres advindas de países africanos integradas como refugiadas na sociedade brasileira, a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com duas mulheres migrantes.

Palavras-chave : Refúgio; Migração; Relações raciais; Processos de Subjetivação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License