SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 número especial"A colonização foi muito perfeita aqui": reflexões de refugiadas africanas no BrasilEnterreirando a investigação: sobre um ethos da pesquisa sobre subjetividades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

KYMIU, Valdirene Nascimento da Silva OliveiraKamara  e  MORAES, Marcia. A inclusão do povo indígena Pupkary/Apurinã no contexto contemporâneo. Arq. bras. psicol. [online]. 2020, vol.72, n.spe, pp. 185-198. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.arbp2020v72s1p.185-198.

O presente artigo tem como objetivo discutir a inclusão de alunos/as indígenas com deficiências nas escolas municipais em aldeias em que vivem os Pupỹkary/Apurinã, no município de Boca do Acre, no sul do estado do Amazonas. Neste sentido, discutimos de que modo podemos tecer uma relação entre deficiência, tal como definida pela Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e pelos ativismos sociais da deficiência, assim como as concepções indígenas de deficiência, em especial, na perspectiva da cosmovisão Pupỹkary/Apurinã. A pergunta em questão nos levou ao campo da inclusão: quais são os sentidos de inclusão para as pessoas com deficiência na perspectiva dos povos indígenas, em particular dos Pupỹkary/Apurinã? Concluímos apontando a urgência de afirmarmos desobediências epistêmicas, decoloniais, que busquem políticas públicas voltadas a indígenas com deficiências e que levem em conta a singularidade dos modos de vida indígenas.

Palavras-chave : Inclusão; Indígenas; Deficiência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License