SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 número3Características psicométricas da versão brasileira da Fear of COVID-19 ScaleTrajetória e modos de atuação de psicólogas/os na Política Socioeducativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

MEDEIROS, Katruccy Tenório; DE BARROS, Márcia Maria Mont'Alverne  e  MACIEL, Silvana Carneiro. Representações sociais sobre mulher e mulher usuária de drogas. Arq. bras. psicol. [online]. 2020, vol.72, n.3, pp. 19-34. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2020v72i3p.19-34.

Este estudo objetiva analisar e comparar a estrutura representacional acerca da mulher e da mulher usuária de drogas, por profissionais psicossociais da saúde e universitários. Pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, com 42 participantes, sendo 21 profissionais e 21 universitários, com idades entre 19 e 62 anos, sendo a maioria homens (61,9%). Utilizou-se a Técnica de Associação Livre de Palavras com os estímulos indutores "mulher" e "mulher usuária de drogas", analisadas com o auxílio do software IRAMUTEQ, a partir das análises prototípicas e de similitude. Os resultados indicam que sobre a mulher há representações que refletem o papel social materno e também a figura de resistência à desigualdade de gênero; quanto à mulher usuária de drogas, identificou-se a ideia de vulnerabilização e representações estereotipadas, que as culpabilizam pelo envolvimento com as drogas e as colocam à margem da sociedade.

Palavras-chave : Drogas; Usuárias de drogas; Mulheres; Representações sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License