SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 issue3Social representation of woman and female drug userJuvenile homicides and death policies in the state of Ceará author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

MACHADO, Bianca Zanchi  and  DOS SANTOS, Samara Silva. Trajetória e modos de atuação de psicólogas/os na Política Socioeducativa. Arq. bras. psicol. [online]. 2020, vol.72, n.3, pp. 35-49. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2020v72i3p.35-49.

Este estudo identificou o perfil profissional e caracterizou os modos de atuação de seis psicólogas/os na política socioeducativa por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise qualitativa identificou um perfil de psicólogas/os qualificadas/os, com trajetórias de atuação em diferentes Políticas Públicas e em constante formação. A prática foi marcada pela articulação interdisciplinar e com outras políticas públicas necessárias à rede de atendimento a/ao adolescente em Medida Socioeducativa (MSE). Apesar de a atuação ainda ser marcada pelo atendimento clínico, as/os psicólogas/os consideram os aspectos contextuais das realidades de cada adolescente. Faz parte do trabalho a atenção às famílias, a garantia de direitos e a preocupação com a vida das/os adolescentes após a MSE. Por fim, entende-se que o perfil e as trajetórias profissionais fazem a diferença no desempenho e habilidades de criar estratégias para lidar com situações adversas no dia a dia da atuação no campo socioeducativo.

Keywords : Psicologia; Trabalho do Psicólogo; Trajetória Profissional; Socioeducação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License