SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 número3Representações sociais sobre mulher e mulher usuária de drogasHomicídios juvenis e políticas de morte no estado do Ceará índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

MACHADO, Bianca Zanchi  e  DOS SANTOS, Samara Silva. Trajetória e modos de atuação de psicólogas/os na Política Socioeducativa. Arq. bras. psicol. [online]. 2020, vol.72, n.3, pp. 35-49. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2020v72i3p.35-49.

Este estudo identificou o perfil profissional e caracterizou os modos de atuação de seis psicólogas/os na política socioeducativa por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise qualitativa identificou um perfil de psicólogas/os qualificadas/os, com trajetórias de atuação em diferentes Políticas Públicas e em constante formação. A prática foi marcada pela articulação interdisciplinar e com outras políticas públicas necessárias à rede de atendimento a/ao adolescente em Medida Socioeducativa (MSE). Apesar de a atuação ainda ser marcada pelo atendimento clínico, as/os psicólogas/os consideram os aspectos contextuais das realidades de cada adolescente. Faz parte do trabalho a atenção às famílias, a garantia de direitos e a preocupação com a vida das/os adolescentes após a MSE. Por fim, entende-se que o perfil e as trajetórias profissionais fazem a diferença no desempenho e habilidades de criar estratégias para lidar com situações adversas no dia a dia da atuação no campo socioeducativo.

Palavras-chave : Psicologia; Trabalho do Psicólogo; Trajetória Profissional; Socioeducação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License