SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 número3Trajetória e modos de atuação de psicólogas/os na Política SocioeducativaO faz de conta tem que prestar contas no neoliberalismo? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

ALMEIDA-SEGUNDO, Damião Soares de et al. Homicídios juvenis e políticas de morte no estado do Ceará. Arq. bras. psicol. [online]. 2020, vol.72, n.3, pp. 50-66. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2020v72i3p.50-66.

Esse artigo teve como objetivo problematizar como o fenômeno da vitimização de segmentos infantojuvenis pobres e negros por homicídio no Brasil é um analisador das relações entre as políticas de gestão da morte nas periferias do capitalismo contemporâneo e a produção psicossocial de sujeitos matáveis. Para tanto, tomamos os dados do Comitê Cearense para Prevenção de Homicídios na Adolescência acerca da vitimização de segmentos infantojuvenis nesse estado. Teoricamente, lançaremos mão do diálogo entre produções em Psicologia Social sobre violência urbana envolvendo jovens e ferramentas teóricas de Foucault, Agamben, Butler, Mbembe e Valência, tais como racismo de Estado, tanatopolítica, vidas precárias, necropolítica e capitalismo gore. Concluímos apontando como as políticas de gestão da morte no capitalismo atual, especialmente sua expressão pelo extermínio de segmentos infantojuvenis negros e pobres, e sua relação com a produção desses sujeitos como matáveis, agenciam forças produtoras de inimigos internos pela associação raça-pobreza-periculosidade-criminalidade-menorismo.

Palavras-chave : Juventude; Pobreza; Homicídio; Problemas Sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License