SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 issue3Juvenile homicides and death policies in the state of CearáArt, psychoanalysis and the impossible author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

MORAES, Debora Ferreira Leite de  and  VIANA, Terezinha de Camargo. O faz de conta tem que prestar contas no neoliberalismo?. Arq. bras. psicol. [online]. 2020, vol.72, n.3, pp. 67-79. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2020v72i3p.67-79.

Este artigo articula os novos discursos-práticas pedagógicos destinados à primeira infância, nomeadamente programas de liderança e de coaching infantil, à racionalidade neoliberal, com a pretensão de sugerir pautas para uma agenda de pesquisa no campo da psicanálise. Partindo de um cenário composto por reportagens e materiais pedagógicos e de divulgação; considerando que o aparato teórico-metodológico da psicanálise pode e deve, segundo a herança freudiana, se aventurar pelos fenômenos da cultura; indicamos questões sobre as novas formas de subjetivação e sobre os ideais presentes no campo do imaginário social na contemporaneidade. Se brincar é essencial para a constituição do psiquismo e se no lugar do faz de conta nossas crianças devem prestar contas de suas atividades, isso não acontece sem custos psíquicos.

Keywords : Psicanálise; Contemporaneidade; Racionalidade neoliberal; Primeira infância.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License