SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 número3Homicídios juvenis e políticas de morte no estado do CearáArte, psicanálise e o impossível índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

MORAES, Debora Ferreira Leite de  e  VIANA, Terezinha de Camargo. O faz de conta tem que prestar contas no neoliberalismo?. Arq. bras. psicol. [online]. 2020, vol.72, n.3, pp. 67-79. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2020v72i3p.67-79.

Este artigo articula os novos discursos-práticas pedagógicos destinados à primeira infância, nomeadamente programas de liderança e de coaching infantil, à racionalidade neoliberal, com a pretensão de sugerir pautas para uma agenda de pesquisa no campo da psicanálise. Partindo de um cenário composto por reportagens e materiais pedagógicos e de divulgação; considerando que o aparato teórico-metodológico da psicanálise pode e deve, segundo a herança freudiana, se aventurar pelos fenômenos da cultura; indicamos questões sobre as novas formas de subjetivação e sobre os ideais presentes no campo do imaginário social na contemporaneidade. Se brincar é essencial para a constituição do psiquismo e se no lugar do faz de conta nossas crianças devem prestar contas de suas atividades, isso não acontece sem custos psíquicos.

Palavras-chave : Psicanálise; Contemporaneidade; Racionalidade neoliberal; Primeira infância.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License