SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 número3O faz de conta tem que prestar contas no neoliberalismo?Guarda compartilhada: entendimentos, potencialidades e desafios para juízes e promotores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

LIGEIRO, Vivian Martins  e  JORGE, Marco Antonio Coutinho. Arte, psicanálise e o impossível. Arq. bras. psicol. [online]. 2020, vol.72, n.3, pp. 80-97. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2020v72i3p.80-97.

Este artigo tem por objetivo principal problematizar as relações entre a arte e o conceito de impossível, o qual podemos depreender das formulações freudianas e lacanianas. Nosso eixo central de questionamento consiste em elucidar como a arte, utilizando-se de representações simbólico-imaginárias, pode transmitir e veicular algo do real, do irrepresentável. Para tanto, serve-se de uma revisão bibliográfica de autores do campo da psicanálise e do das artes, que possibilitam trazer à tona essa discussão. Num primeiro momento, realiza-se um breve estudo sobre o conceito de impossível nas teorias de Sigmund Freud e Jacques Lacan, desde as primeiras ideias de Freud sobre a sexualidade até a proposição lacaniana mais tardia sobre impossibilidade da relação sexual. Por fim, empreenderemos uma interlocução entre a impossibilidade concernente à relação sexual e algumas produções artísticas de Marina Abramovic para melhor vislumbrarmos o alcance dessas questões.

Palavras-chave : Arte; Psicanálise; Impossível; Real; Marina Abramovic.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License