SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 número3Arte, psicanálise e o impossívelImigração africana e psicologia: uma revisão sistemática da literatura brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

CHRISTOFARI, Gabriela Clerici  e  ARPINI, Dorian Mônica. Guarda compartilhada: entendimentos, potencialidades e desafios para juízes e promotores. Arq. bras. psicol. [online]. 2020, vol.72, n.3, pp. 98-112. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2020v72i3p.98-112.

Com a publicação da Nova Lei da Guarda Compartilhada, esta modalidade de guarda passou a ser entendida como o regime a ser aplicado, visando o equilíbrio entre pais e mães separados no exercício da coparentalidade. Sendo assim, este estudo objetivou compreender o entendimento de operadores do Direito sobre a aplicabilidade da guarda compartilhada, as novas possibilidades e desafios que se apresentam a partir desta. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, com quatro juízes e quatro promotores, que atuam no estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa fez uso de entrevistas semiestruturadas, e a análise dos dados foi feita por meio da Análise de Conteúdo. Os principais resultados apontam a inexistência de um conceito único sobre guarda compartilhada, mas diferentes entendimentos. Os operadores do Direito ainda referem a ausência de acompanhamento das famílias com a guarda compartilhada dos filhos, ao mesmo tempo em que percebem a sua importância.

Palavras-chave : Guarda Compartilhada; Psicologia Jurídica; Relações familiares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License