SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 número3Guardia compartida: entendimientos, potencialidades y desafíos para jueces y promotoresEnación, enseñanza y aprendizaje índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versión On-line ISSN 1809-5267

Resumen

DANFA, Lassana  y  ALESSIO, Renata Lira dos Santos. Imigração africana e psicologia: uma revisão sistemática da literatura brasileira. Arq. bras. psicol. [online]. 2020, vol.72, n.3, pp. 113-128. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2020v72i3p.113-128.

A presente revisão sistemática objetiva analisar o modo como a Psicologia tem investigado a imigração africana no Brasil. Os dados foram coletados entre fevereiro e maio de 2019 nas bases: Periódicos da Capes, PePSIC e BVS. Os descritores utilizados foram: imigração e psicologia; imigrantes e psicologia; refugiados e psicologia; estudantes e psicologia. Foram encontrados 1.171 estudos, dos quais foram retidos cinco, de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Na análise, foi levada em conta a forma como as relações étnico-raciais foram exploradas, os limites e contribuições teórico-metodológicas. Os estudos foram classificados de acordo com a similaridade dos níveis de análise propostos por Doise, sendo observados três níveis: o intraindividual, interindividual e societal. Na análise das temáticas étnico-raciais, apenas um estudo se alicerça no nível societal. O nível de análise intraindividual apresentou de forma cautelosa os temas definidores de dissensos como racismo e xenofobia.

Palabras clave : Imigração; Psicologia; África; Níveis de análise; Étnico-racial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License