SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 número3Imigração africana e psicologia: uma revisão sistemática da literatura brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

GAVILLON, Póti Quartiero; KROEFF, Renata Fischer da Silveira  e  MARASCHIN, Cleci. Enação, ensino e aprendizagem. Arq. bras. psicol. [online]. 2020, vol.72, n.3, pp. 129-139. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2020v72i3p.129-139.

Este artigo apresenta a teoria da enação e implicações desta para o ensino e a aprendizagem. Uma das preocupações principais dessa teoria é como considerar de modo não somente teórico, mas principalmente metodológico, a experiência nos estudos da cognição. Varela, Thompson e Rosch (2016) buscam criar um campo interdisciplinar para que diversas ciências da cognição possam interagir. Nesse intuito, produziram diálogos com a fenomenologia, com a imunologia e com a neurociência. Como resultado, apontamos que, ao considerar o caráter incorporado do conhecimento, a enação apresenta uma explicação da aprendizagem que não é centrada no conhecimento declarativo e ressalta a importância da imersão para o aprender. A agência de quem aprende é importante por todo conhecimento ser entendido como uma forma de saber-fazer, como ativo. Uma ferramenta importante para a produção de aprendizagem segundo a enação é a criação de espaços de experimentação, para que se possa aprender de forma engajada.

Palavras-chave : Enação; Aprendizagem; Ensino.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License