SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.73 issue1Psychic suffering and bullying in the university contextSocial representations on hospitalization elaborated by chronic patients and caregivers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

SILVA, Jerto Cardoso; MUELLER, Vitor Henrique  and  MORAES, Mariana Hintz. Equipes de Saúde Mental e o Medicar da Infância e Adolescência. Arq. bras. psicol. [online]. 2021, vol.73, n.1, pp. 34-51. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2021v73i1p.34-51.

Essa pesquisa visa compreender e analisar as experiências e os saberes das equipes dos serviços públicos de saúde mental que atendem crianças e adolescentes acerca do tratamento medicamentoso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que, através da Análise de Discurso, analisa os depoimentos e discussões das equipes e, a partir deles, ressalta que a medicação é um efeito social produzido por vários autores como pais, professores e profissionais da saúde que pontuam a utilização da medicalização para resolver problemas que por vezes não são de ordem médica, mas de ordem social e existencial. Além disso, pontuam a precariedade de recursos e de profissionais não médicos que supram a grande demanda cotidiana, resultando em encaminhamentos imediatos para prescrições medicamentosas. Desse modo, este estudo tem o propósito de provocar uma reflexão que impulsione formas de investir na qualificação do cuidado que potencialize a relação qualitativa entre os cuidadores e as crianças e adolescentes.

Keywords : Saúde mental; Medicalização; Profissionais de saúde; Infância; Adolescência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License