SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.73 número1Sofrimento psíquico e assédio moral no contexto universitárioRepresentações sociais da hospitalização elaboradas por pacientes crônicos e acompanhantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

SILVA, Jerto Cardoso; MUELLER, Vitor Henrique  e  MORAES, Mariana Hintz. Equipes de Saúde Mental e o Medicar da Infância e Adolescência. Arq. bras. psicol. [online]. 2021, vol.73, n.1, pp. 34-51. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2021v73i1p.34-51.

Essa pesquisa visa compreender e analisar as experiências e os saberes das equipes dos serviços públicos de saúde mental que atendem crianças e adolescentes acerca do tratamento medicamentoso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que, através da Análise de Discurso, analisa os depoimentos e discussões das equipes e, a partir deles, ressalta que a medicação é um efeito social produzido por vários autores como pais, professores e profissionais da saúde que pontuam a utilização da medicalização para resolver problemas que por vezes não são de ordem médica, mas de ordem social e existencial. Além disso, pontuam a precariedade de recursos e de profissionais não médicos que supram a grande demanda cotidiana, resultando em encaminhamentos imediatos para prescrições medicamentosas. Desse modo, este estudo tem o propósito de provocar uma reflexão que impulsione formas de investir na qualificação do cuidado que potencialize a relação qualitativa entre os cuidadores e as crianças e adolescentes.

Palavras-chave : Saúde mental; Medicalização; Profissionais de saúde; Infância; Adolescência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License