SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.73 número1Equipes de Saúde Mental e o Medicar da Infância e AdolescênciaA compreensão da morte para crianças que vivenciaram grave adoecimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

SA-SERAFIM, Roseane Christhina da Nova; SILVA, Rhyrilly Pâmella Ribeiro da  e  BU, Emerson Araújo Do. Representações sociais da hospitalização elaboradas por pacientes crônicos e acompanhantes. Arq. bras. psicol. [online]. 2021, vol.73, n.1, pp. 52-69. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2021v73i1p.52-69.

Objetivou-se, no presente estudo, analisar as representações sociais da hospitalização elaboradas por pacientes com doenças crônicas e seus acompanhantes. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, descritiva e exploratória, que contou com 65 participantes (sete crianças, 38 adultos e 20 idosos); destes, 30 eram doentes crônicos hospitalizados e 35 acompanhantes. Para coleta de dados utilizou-se a técnica de associação livre de palavras e um questionário sociodemográfico. Os resultados demonstraram que, ao representarem a hospitalização, os pacientes crônicos, independentemente de sua faixa-etária, destacam a importância do cuidado oferecido por profissionais da saúde e seus acompanhantes durante o período de internação hospitalar. Enquanto que, na perspectiva dos acompanhantes, a tristeza, o sofrimento e a dificuldade interpelam-se na vivência hospitalar, seja por meio da hospitalização em si, do tratamento oferecido ao paciente ou da mudança em sua rotina.

Palavras-chave : Doença crônica; Paciente; Cuidador.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License