SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.73 número1A compreensão da morte para crianças que vivenciaram grave adoecimentoSuicídio e problemas comportamentais em adolescentes do interior de Goiás índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

GALEANO, Giovana Barbieri; GUARESCHI, Neuza Maria de Fátima; REIS, Carolina dos  e  SOUZA, Luis Henrique da Silva. Psicologia, Políticas Públicas e processos de subjetivação: enfrentamentos em tempos urgentes. Arq. bras. psicol. [online]. 2021, vol.73, n.1, pp. 87-103. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2021v73i1p.87-103.

Este artigo objetiva problematizar a relação entre psicologia, Políticas Públicas e processos de subjetivação no contexto brasileiro. Tomamos como princípios epistemológicos e metodológicos os estudos de Michel Foucault, particularmente aqueles em que o filósofo francês discute os conceitos de governo, verdade e subjetividade. Atualmente, as Políticas Públicas enfrentam processos de desinvestimento em termos econômicos, combinadas com o aumento de práticas violentas e estratégias estatais repressivas voltadas para a população. Esse contexto econômico, político e social afeta diretamente a produção de demandas feitas a profissionais que trabalham com populações em situação de vulnerabilidade. Argumentamos que não apenas o conhecimento técnico deve ser operacionalizado no campo das Políticas Públicas: os confrontos em tempos urgentes impulsionam que práticas de resistência sejam criadas para afirmar o direito de existir.

Palavras-chave : Psicologia; Políticas Públicas; Subjetivação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License