SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.73 número1Suicídio e problemas comportamentais em adolescentes do interior de GoiásRelações de autoria e audiência na pichação urbana: uma perspectiva dialógica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

CAMPEOL, Angela Roos  e  PEREIRA, Caroline Rubin Rossato. A paternidade em famílias monoparentais masculinas: a perspectiva bioecológica. Arq. bras. psicol. [online]. 2021, vol.73, n.1, pp. 121-136. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2021v73i1p.121-136.

Indicadores demográficos apontam a crescente heterogeneidade dos arranjos familiares. Nas famílias monoparentais, os homens assumem a paternidade unilateral, embora em menor expressividade em relação às mulheres. Este estudo objetivou compreender as experiências e significados vivenciados pelos homens em famílias monoparentais masculinas. Utilizou-se do método qualitativo, com delineamento de estudo de casos. Participaram quatro pais, com ao menos um filho de até 11 anos de idade, sob sua responsabilidade, por um período mínimo de cinco meses. Destaca-se a afetividade com que os homens exerciam as tarefas parentais e assumiam tarefas tradicionalmente atribuídas às mulheres, distanciando-se de um modelo tradicional de paternidade. Os pais do presente estudo relataram ser possível construir um convívio familiar com qualidade em famílias monoparentais. Ressalta-se a importância de conferir visibilidade e reconhecimento para tal configuração.

Palavras-chave : Pai; Família; Monoparental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License