SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.73 número1A paternidade em famílias monoparentais masculinas: a perspectiva bioecológicaComportamentos positivos de liderança numa instituição pública brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

MACHADO, Rodrigo de Oliveira  e  PIZZINATO, Adolfo. Relações de autoria e audiência na pichação urbana: uma perspectiva dialógica. Arq. bras. psicol. [online]. 2021, vol.73, n.1, pp. 137-153. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2021v73i1p.137-153.

O presente artigo buscou compreender as relações de autoria e audiência vinculadas à pichação na cidade de Porto Alegre. Através do entendimento da pichação como uma forma de apropriação do espaço urbano que se configura como ato comunicacional, apoiado em uma perspectiva teórica bakhtiniana e do self dialógico, foram entrevistados seis pichadores e seis transeuntes. Posteriormente as entrevistas foram analisadas através da Análise Crítica do Discurso. As posições do eu identificadas no discurso dos transeuntes demonstrou a monologização discursiva quanto ao caráter jurídico-punitivo dos atos de pichação. Por sua vez, os pichadores apresentaram a emergência de vozes do outro, assumindo assim uma posição de alteridade frente ao seu ato de pichar. As ideologias que sustentam ambos os discursos se constituíram em generalizações da relação eu-outro marcadas pelo conflito de "noção pessoal de sociedade".

Palavras-chave : Pichação; Dialogismo; Self dialógico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License