SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.73 número1Comportamentos positivos de liderança numa instituição pública brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

RODRIGUES, Bruna Mendes Roza  e  CUNHA, Ana Cristina Barros da. Inseminação caseira (IC): vivências e dilemas da maternidade lésbica. Arq. bras. psicol. [online]. 2021, vol.73, n.1, pp. 169-184. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2021v73i1p.169-184.

A Inseminação Caseira (IC) é um método não convencional de reprodução de baixo custo que mulheres lésbicas têm escolhido para vivenciar sua maternidade. Essa escolha pela IC implica em a mulher vivenciar dilemas e angústias pelos riscos desse método. Nosso objetivo foi analisar a vivência subjetiva de lésbicas que escolhem a IC para engravidarem e serem mães. Trata-se de um estudo netnográfico qualitativo com 101 mulheres lésbicas, recrutadas em grupos de mídias sociais na Internet. As percepções e vivência subjetiva das mulheres relacionados à escolha pela IC foram analisadas pelos seus relatos escritos em perguntas abertas via GoogleForm. Observou-se que a escolha pela IC se baseou em motivações subjetivas, como a facilidade e o seu baixo custo, e a abstenção da paternidade pelo doador. Conclui-se que a IC é um recurso que ajuda lésbicas a alcançarem seu desejo de ser mãe, por vezes negado pelo alto custo dos métodos tradicionais de reprodução assistida.

Palavras-chave : Maternidade Lésbica; Autoinseminação; Subjetividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License