SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.73 número2Coerência textual na produção de histórias orais e escritasIntersetorialidade no PAEFI/CREAS na perspectiva dos usuários: relato de pesquisa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

BARBOSA, Roberta Brasilino et al. Direito da favela e política de exceção em territórios favelados. Arq. bras. psicol. [online]. 2021, vol.73, n.2, pp. 21-36. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2021v73i2p.21-36.

Esta pesquisa objetivou discutir situações em que grupos armados atuam como reguladores de relações sociais entre moradoras e moradores do Complexo da Maré. A partir de uma análise documental no banco de dados do Núcleo Interdisciplinar de Ações para Cidadania (Programa de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro), constatamos tal prática nos enunciados de usuários atendidos pelo programa. Usamos os relatos com a proposta de complexificar essa realidade em que grupos civis armados, majoritariamente ligados ao comércio de psicoativos no território, assumem o papel de promotores de justiça, garantindo direitos por vezes não acessados pela população pelas vias formais, quase sempre "classistas", sexistas e racistas. Colocamos em questão a produção da favela como território de exceção, uma das forças que sustentam a criminalização desta lógica resolutiva informal, contribuindo na manutenção da desigualdade social brasileira.

Palavras-chave : Favela; Justiça; Território; Política de Exceção.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License