SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.73 issue2Favela law and politics of exception in favela territoriesWomen's groups in gender violence confrontation: ethical directions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

PANISSON, Gelson; GESSER, Marivete  and  GOMES, Marcela de Andrade. Intersetorialidade no PAEFI/CREAS na perspectiva dos usuários: relato de pesquisa. Arq. bras. psicol. [online]. 2021, vol.73, n.2, pp. 37-51. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2021v73i2p.37-51.

Este artigo tem como objetivo identificar os sentidos atribuídos pelos usuários de um Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) acerca da articulação intersetorial realizada por este serviço, tal como é preconizada pela Política de Assistência Social Brasileira. As informações foram obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas junto a nove usuários do PAEFI de uma cidade da região Sul do Brasil e analisadas a partir dos núcleos de significação. O referencial teórico foi baseado na Psicologia Histórico-Cultural e autores da Psicologia Social Crítica. Os resultados indicam que a articulação intersetorial realizada por este serviço foi significada pelos usuários tanto como um trabalho integrado voltado à garantia dos direitos humanos, como também a um lugar de vigilância e disciplinarização. Propõe-se que as ações intersetoriais sejam pautadas no cuidado dialógico e em práticas emancipatórias junto aos sujeitos e contextos.

Keywords : Assistência Social; Psicologia; PAEFI; Usuário; Intersetorialidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License