SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.73 número3Em direção a uma ciência social performática na obra de Kenneth GergenA apropriação da psicanálise pelo neopragmatismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

POLLI, Gislei Mocelin; JOAQUIM, Bianca Oliveira  e  TAGLIAMENTO, Grazielle. Representações sociais e práticas corporais: influências do padrão de beleza. Arq. bras. psicol. [online]. 2021, vol.73, n.3, pp. 54-69. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.arbp2021v73i3p.54-69.

Para as mulheres, na contemporaneidade, a magreza é o padrão mais desejado e a mídia tem um papel preponderante na sua (re)produção. Esta pesquisa teve o objetivo de compreender as relações estabelecidas entre as representações sociais da beleza e da saúde, os padrões de beleza socialmente construídos e as práticas corporais adotadas por mulheres. Para atingir tal objetivo, um questionário foi disponibilizado em uma plataforma digital e compartilhado no Facebook. Responderam à pesquisa 130 mulheres com idades entre 17 e 62 anos e média etária de 29,9 anos. Os dados foram analisados por meio da análise lexicográfica e da estatística descritiva e relacional. Foi possível verificar que o padrão de beleza midiático, que valoriza o corpo magro, está relacionado às RS da saúde e da beleza; sendo que a busca do corpo magro se dá por meio da adoção de dietas alimentares.

Palavras-chave : Representações Sociais; Beleza; Saúde; Práticas Corporais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License