SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.73 número3Piaget y el psicoanálisis: un diálogo sobre el reverso de la patologización infantilEl padre y el rol paterno en la teoría winnicottiana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versión On-line ISSN 1809-5267

Resumen

MOREIRA, Jacqueline de Oliveira et al. Desejo e culpa: a sedução diabólica em Eça de Queiroz. Arq. bras. psicol. [online]. 2021, vol.73, n.3, pp. 97-111. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.arbp2021v73i3p.97-111.

O presente texto pretende, a partir de visita à obra clássica de Eça de Queiroz (1880/1963), O mandarim, localizar elementos deste romance fantástico que possam nos oferecer pistas de trabalho, em ato literário, para compreender alguns conceitos da teoria psicanalítica freudo-lacaniana. Considerando que a associação entre o desejo inconsciente e a sedução diabólica é desde Freud uma constante, interrogamos, a partir do recurso do pacto, utilizado por Queiroz, as implicações e os desdobramentos clínico-teóricos a partir de três pontos conceituais. São eles, em particular, a questão das movimentações narcísicas que marcam um sujeito no interior do par dialético insatisfação e busca de realização; o conceito de gozo como o que se inscreve, além do princípio de prazer; e a dimensão da culpa que se realiza via masoquismo face à não assunção do sujeito pela responsabilidade quanto ao seu desejo e que se localiza no personagem principal do romance no campo do masoquismo moral.

Palabras clave : Psicanálise; Diabo; Culpa; Desejo; Eça de Queiroz.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License