SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.73 número3Desejo e culpa: a sedução diabólica em Eça de QueirozA irredutibilidade constitutiva da psicanálise como fundamento de sua clínica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

GONCALVES-DOS-SANTOS, Gabriel Aparecido; BARBIERI, Valeria  e  SANTOS, Manoel Antônio dos. O pai e a função paterna na teoria winnicottiana. Arq. bras. psicol. [online]. 2021, vol.73, n.3, pp. 112-128. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.arbp2021v73i3p.112-128.

A teoria psicanalítica de D. W. Winnicott assume a existência de uma tendência inata ao desenvolvimento que depende, para ter êxito, do oferecimento suficientemente bom de recursos ambientais que deem suporte e estimulem o desenvolvimento e integração do Self em formação. Grande parte de sua obra enfoca o papel da mãe como principal agente fornecedor de cuidados ao recém-nascido. Contudo, Winnicott não deixou de abordar a importância do pai como elemento real da dinâmica familiar e, como tal, também agente de cuidados do filho e da díade mãe-filho, pois o considera como parte do ambiente total disponível da criança. Esse artigo busca descrever e analisar as principais proposições teóricas do autor e de estudiosos contemporâneos a respeito do pai e das funções paternas na família, de acordo com cada etapa do amadurecimento pessoal em que o filho se encontra.

Palavras-chave : Psicanálise; Winnicott; Pai; Função Paterna.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License