SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.73 issue3The constitutive irreducibility of psychoanalysis as foundation of its clinical practiceAssociation between childhood adversities and pathological personality in adults author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

RANGEL, Iasmyn Cerutti  and  MIRANDA, Ana Augusta Wanderley Rodrigues de. O ato de brincar na clínica com crianças psicóticas. Arq. bras. psicol. [online]. 2021, vol.73, n.3, pp. 144-156. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.arbp2021v73i3p.144-156.

O ato de brincar é universal e traz muitos benefícios para as crianças, como a facilitação de seu crescimento e da sua interação com seus pares. Além disso, a brincadeira pode ser usada dentro da clínica como forma de expressão e comunicação da criança, inclusive daquelas consideradas psicóticas. Na psicose, ocorre uma ausência de articulação simbólica e o imaginário aparece de forma hipertrofiada e despedaçada, dessa forma, a brincadeira para essas crianças aparece com muitas especificidades. Este artigo busca estudar, por meio de uma análise teórica sobre o tema, como se dá o ato de brincar para uma criança psicótica, bem como suas características e sua importância para a clínica dessas crianças.

Keywords : Criança; Psicose; Saúde Mental; Brincar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License