SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.73 issue3The act of playing in the clinic with psychotic childrenThe experience of monitoring babies in early childhood education schools through the IRDI Methodology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

LIMA, Carolina Palmeiro; GIORDANI, Jaqueline Portella  and  TRENTINI, Clarissa Marceli. Associação entre adversidades na infância e personalidade patológica em adultos. Arq. bras. psicol. [online]. 2021, vol.73, n.3, pp. 157-171. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.arbp2021v73i3p.157-171.

As adversidades na infância são experiências nocivas e recorrentes, fatores de risco para uma série de desfechos negativos na adultez, incluindo transtornos de personalidade. O objetivo principal deste estudo foi examinar a relação entre o escore cumulativo de adversidades e os indicativos potenciais para patologias de personalidade, na amostra total e por grupo com baixo/moderado risco de estresse ou alto risco de estresse devido a eventos do último ano. Participaram 507 pessoas com idades entre 18 e 59 anos (M = 30,5 anos; DP = 10,4). Foi encontrada associação entre o escore cumulativo de adversidades e indicativos potenciais para transtornos de personalidade, sendo o tamanho de efeito maior no grupo com alto risco de estresse. O escore cumulativo de adversidades parece ser um indicador de risco para patologias de personalidade. Salienta-se a necessidade de ações preventivas e de identificação da ocorrência de adversidades, para realização de intervenções.

Keywords : Adversidades na infância; Escore cumulativo de adversidades; Personalidade patológica; Transtornos de personalidade; Risco de estresse recente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License