SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.73 issue3The experience of monitoring babies in early childhood education schools through the IRDI MethodologyPsychometric properties of the Child Sports Cohesion Questionnaire to Brazilian Portuguese author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

RIPARDO, Rachel Coelho  and  LORDELO, Eulina da Rocha. Mães controladoras, filhas inseguras: estilo parental e apego adulto. Arq. bras. psicol. [online]. 2021, vol.73, n.3, pp. 189-203. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.arbp2021v73i3p.189-203.

Há comprovada relação entre apego adulto e estilo parental, todavia o uso da Teoria de História de Vida, em um país da "maioria do mundo", com avançadas análises estatísticas, pode trazer novos resultados. Diante disto, o objetivo deste estudo foi identificar e relacionar o estilo parental percebido de 150 mulheres brasileiras com idade entre 18-45 anos. Utilizou-se a Escala de Estilo de Relacionamento e o Parental Bonding Instrument. A segurança do apego variou entre 48,0% e 67,9%, o que expõe o impacto do tipo de análise estatística. Análises de modelos de equação estrutural revelaram que controle materno foi mais importante para o estilo de apego das mulheres, enquanto cuidado e controle paterno foram ambos importantes. A Teoria de História de Vida pode explicar esse resultado através da influência do controle materno em mudanças no desenvolvimento feminino, que são decorrentes de diferente investimento parental, e que influi na estratégia sexual.

Keywords : Estilo Parental; Estilo de Apego; Teoria de História de Vida.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License