SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.73 número3Mães controladoras, filhas inseguras: estilo parental e apego adultoAdolescência, co-dependência e vinculação parental: correlações e apontamentos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

PIERI, Rodrigo de Vasconcellos  e  FILGUEIRAS, Alberto. Propriedades psicométricas do Questionário de Coesão Infantil no Esporte para o português do Brasil. Arq. bras. psicol. [online]. 2021, vol.73, n.3, pp. 204-216. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.arbp2021v73i3p.204-216.

Coesão no esporte é um processo dinâmico que influencia a tendência de membros de um mesmo time em permanecerem unidos até atingirem o seu objetivo. Para mensurar coesão social e de tarefa entre crianças, o Questionário de Coesão Infantil no Esporte foi desenvolvido por Martin et al. em 2012. O presente estudo visou avaliar as propriedades psicométricas da versão adaptada para o Brasil deste instrumento. Fidedignidade, validade e fatorabilidade foram testadas em uma amostra de 280 crianças. A fidedignidade foi medida pelo alfa de Cronbach e variou entre 0,80 e 0,87. A validade convergente mostrou uma alta correlação entre o instrumento e uma escala visual analógica desenvolvida para medir coesão no esporte. A análise de estrutura latente revelou que a estrutura bifatorial com um fator geral e dois fatores independentes teve melhor ajuste aos dados empíricos. Os resultados apoiam a ideia de que o Questionário de Coesão Infantil no Esporte é um bom instrumento para testar coesão esportiva em crianças brasileiras.

Palavras-chave : Coesão Esportiva; Dinâmica de Grupos; Psicometria; Transcultural; Validade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License