SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1A subjetividade e a experiência do outro: Maurice Merleau-Ponty e Edmund Husserl índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

ALVIM, Mônica Botelho. O fundo estético da Gestalt-Terapia. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2007, vol.13, n.1, pp. 13-24. ISSN 1809-6867.

Neste artigo mapeamos as relações da Gestalt-Terapia com a Arte e a Estética a partir da história do envolvimento pessoal de três dos principais formuladores da Gestalt-Terapia: Fritz Perls, Laura Perls e Paul Goodman. Consideramos que suas experiências pessoais com a arte constituem um fundo estético de onde partem as experiências da Gestalt-Terapia. Descrevemos o envolvimento de Fritz com o teatro, de Laura com a dança e de Goodman com a literatura, pesquisando elementos históricos e conceituais que nos permitam mapear e traçar alguns contornos de um corpo teórico que tem como importantes referenciais, para a apreciação da forma ou gestalt, os critérios estéticos. Tais critérios estão na base da proposta da Gestalt-Terapia de um método psicoterápico fundamentado na experimentação que toma como tarefa principal trabalhar com a estrutura da experiência aquiagora. Tal método busca refazer as relações dinâmicas da figura-fundo até que se forme uma Gestalt vigorosa, expressando que o contato se intensificou, que há awareness e que o movimento ou comportamento presente está energizado. Consideramos que a vivência com a arte constituiu um fundo que dirigiu o olhar dos fundadores da Gestalt-Terapia para o viés fenomenológico.

Palavras-chave : Arte; Estética; Gestalt-terapia; Experimentação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License