SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1A subjetividade e a experiência do outro: Maurice Merleau-Ponty e Edmund HusserlA temporalidade a partir da perspectiva existencial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

LEAO, Nara Cristina. Incríveis infratores: adolescentes estigmatizados em encontro com a Gestalt-Terapia. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2007, vol.13, n.1, pp. 51-61. ISSN 1809-6867.

Este artigo trata de uma discussão teórica, que pretende demonstrar como a Gestalt-Terapia pode atuar junto a adolescentes em conflito com a lei, auxiliando-os na ressignificação do estigma e na contatação de sua essência, de modo a atingir a ação ética. A cada dia questões de violência e segurança se tornam mais preocupantes. Frente a essa problemática, as pessoas tendem a procurar um único culpado, no qual possam depositar toda a responsabilidade. Logo, o adolescente que comete crimes recebe o estigma de infrator, e sua identidade fica limitada a esse rótulo - a dimensão humana é destruída, e, em seu lugar, ocorre a construção da destrutividade. Com o intuito de mostrar uma concepção diferente da de culpabilização, aborda-se nesse artigo a visão da criminologia crítica, na qual a responsabilidade pelos atos infracionais é de toda a estrutura social. Considera-se o fenômeno da estigmatização, e o adolescente enquanto ser-no-mundo. Discorre-se também sobre o encontro de adolescentes autores de atos infracionais com a Gestalt-Terapia e a ação ética advinda desse momento. Ressalta-se a importância da relação dialógica no processo psicoterapêutico com adolescentes em conflito com a lei, e a relevância da teoria do contato neste trabalho.

Palavras-chave : Adolescentes em conflito com a lei; Estigma; Gestalt-terapia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License