SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1O aconselhamento psicológico e as possibilidades de uma (nova) clínica psicológicaOs fundamentos da clínica psicológica na filosofia de Soeren Kierkegaard índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

ALVES, Pedro M. S.. Subjectividade e intersubjectividade: Sartre perante Hegel e Husserl. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2007, vol.13, n.1, pp. 97-109. ISSN 1809-6867.

Neste artigo, examino a teoria sartreana do conflito. Ela é a tese fundamental de Sartre no que se refere à descrição fenomenológica das relações interpessoais. Sublinho as dívidas de Sartre relativamente a Hegel e a Husserl, e sigo a evolução da tese sartreana desde La Transcendance de l’Ego até L’Être et le Néant. O artigo procura mostrar alguns dos problemas da Teoria do Conflito de Sartre. Primeiramente, há um problema no que diz respeito à maneira como Sartre focaliza suas descrições exclusivamente no relacionamento “face-a-face”. Em segundo lugar, há um outro problema no modo como Sartre tenta descrever a consciência de um alter-ego como um tipo de consciência de si ou de autoconsciência (a consciência de um alter-ego é, para Sartre, o mesmo que a consciência de si próprio como um “ser-para-o-outrem”), em vez de uma intenção direta no plano pré-reflexivo. Termino com uma apreciação negativa da tese de Sartre.

Palavras-chave : Sartre; Conflito; Fenomenologia; Consciência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License