SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Os fundamentos da clínica psicológica na filosofia de Soeren KierkegaardEu-tu-nós: a dimensão espiritual da alteridade nos ciclos de contato índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

FORGHIERI, Yolanda Cintrão. O aconselhamento terapêutico na atualidade. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2007, vol.13, n.1, pp. 125-133. ISSN 1809-6867.

O Aconselhamento Terapêutico, também denominado Aconselhamento Psicológico, consiste num relacionamento inter-pessoal de ajuda existencial, cuja origem remonta a Antiguidade, na “cura pela palavra” introduzida e praticada pelo filósofo Empédocles e adotada por outros filósofos depois dele, e por médicos quando estes surgiram. Teve rápida evolução a partir do século XX, principalmente após cada uma das grandes guerras mundiais, quando passou a ser praticado por muitos orientadores educacionais, profissionais, e enfermeiras, para atenderem a necessidade de socorrer à numerosas pessoas abaladas existencialmente, para as quais a quantidade de psiquiatras e psicoterapeutas não era suficiente. A partir de 1950 foi reconhecido pela comunidade científica como um eficiente relacionamento interpessoal de ajuda terapêutica, próxima, mas diferente da psicoterapia. Passou, então, a ser influenciado por várias abordagens psicológicas, entre as quais a fenomenológica. Fundamentados nesta, são apresentados os fundamentos e a prática de Aconselhamento, que se constitui de dois momentos básicos: o envolvimento existencial e o distanciamento reflexivo, complementares e reciprocamente reversíveis.

Palavras-chave : Aconselhamento terapêutico; Adoecimento existencial; Abordagem fenomenológica; Existência humana.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License