SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2“O que significa dizer Tu?” - Meditação acerca das palavras fundamentais "Eu-Tu" e "Eu-Isso" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

MOREIRA, Juliana Arrais de Morais; FERREIRA, Ludymila Pimenta  e  COSTA, Virginia Elizabeth Suassuna Martins. Descrição de uma vivência de ensino orientada pela gestaltpedagogia. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2007, vol.13, n.2, pp. 187-194. ISSN 1809-6867.

O presente artigo relata uma experiência de prática de ensino no curso de Licenciatura em Psicologia, e tem por objetivo geral relacionar o exercício da docência em forma de regência em uma Escola-campo com a teoria e a prática da Gestaltpedagogia, tendência inovadora da Educação e da Psicologia. A proposta do artigo é apresentar a vivência dos princípios gestálticos aplicados à pedagogia, enfatizando a forma como o contato era estabelecido e mantido no aqui-e-agora, assim como a expansão das fronteiras-de-contato. A prática na escola-campo foi realizada em 22 horas-aula com exposições orais dialogadas, apresentação de filmes temáticos, atividades e discussões em grupo. Foi possível experienciar que a aprendizagem dos conteúdos teóricos nessa perspectiva exige contato no aqui-e-agora, responsabilidade, atenção frente às necessidades dos alunos, abstenção de juízos e conceitos pré-estabelecido, e a expansão das fronteiras-de-contato, tanto para professores quanto para os alunos, construindo uma relação intersubjetiva.

Palavras-chave : Gestaltpedagogia; Aqui-e-agora; Fronteiras-de-contato; Relação intersubjetiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License