SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Descrição de uma vivência de ensino orientada pela gestaltpedagogia"Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância". Um estudo comparativo de aconselhamento religioso em três vertentes religiosas brasileiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

FERNANDES, Marcos Aurélio. “O que significa dizer Tu?” - Meditação acerca das palavras fundamentais "Eu-Tu" e "Eu-Isso". Rev. abordagem gestalt. [online]. 2007, vol.13, n.2, pp. 195-205. ISSN 1809-6867.

Pretende-se, no presente texto, a realização de um empenho hermenêutico, que busca fazer uma releitura da obra Eu e Tu de Martin Buber, recolhendo-lhe o sentido a partir da escuta de suas palavras fundamentais. Antes de tudo, as palavras fundamentais são ouvidas como palavras fundamentais, isto é, palavras do fundamento, ressaltando-se o fundo a partir do qual emerge a dualidade das atitudes humanas e do mundo no seu modo de aparecer e vigorar para o humano. Em segundo lugar, as palavras fundamentais são ouvidas como palavras fundamentais, isto é, como concreções da linguagem, a partir da qual o humano fala e se responsabiliza pelo seu mundo. Em terceiro momento, ressaltam-se o dizer-Tu e dizer-Isso como atitudes, isto é, como modos de atuação todo próprios do humano em seu mundo. Daí emerge a polaridade em que oscila o humano: entre ser sujeito e ser particular, que usa e experimenta o que lhe é acessível como objeto e ser a verdadeira e própria subjetividade, a pessoa, que só se realiza à medida que participa da vida real, que é a vida da relação. Trata-se, portanto, de uma leitura feita, por assim dizer, do centro para a periferia, do fundo para a superfície, do apriori para o empírico. Trata-se, por conseguinte, de uma leitura feita como que ao avesso, uma leitura meditativa, no sentido de ser uma abertura para seguir e perseguir a estrutura de sentido, instaurada e tecida pelo pensamento, na literalidade do texto.

Palavras-chave : Encontro; Palavra; Linguagem; Eu e Tu; Atitude; Pessoa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License